quarta-feira, 10 de junho de 2009

Consequências de uma CPI mal intencionada....

Caros amigos,

Para quem não está acompanhando de perto, a Globo, a Folha e o Estado ( carinhosamente chamados de PIG por considerável parte da blogosfera) acusou a Petrobrás de quebra de sigilo, por divulgar em seu site a sua resposta a esses meios de comunicação(?).

Funciona assim: eu dou uma entrevista a Folha. A Folha publica trechos da minha frase, distorcendo informações. Eu publico a minha frase inteira, para quem quiser saber o que eu realmente disse. Aí, a Folha me acusa de quebra de sigilo. É piada?? não... é verdade!!


...



Diante disso, a Petrobrás respondeu através de seu blog:

"A Petrobras reafirma que o blog Fatos e Dados foi criado pela empresa para prestar esclarecimentos à sociedade. O objetivo é manter seu compromisso com a transparência, o que implica em divulgar, de forma completa, o posicionamento da Companhia, publicando todas as respostas enviadas à imprensa. Assim, a empresa descarta também acusações de “quebra de sigilo” por considerar que as informações prestadas pertencem à empresa."
(do blog 'Petrobrás fatos e dados' - clique aqui para ver a resposta da Petrobrás pra GLOBO na íntegra)


E mais - temos a carta do presidente da ABI (associação brasileira de imprensa), publicado no mesmo blog:

"A ABI considera legítima a decisão da Petrobras de criar um blog para divulgação das informações que presta à imprensa e especialmente aos veículos impressos, uma vez que as questões relativas ao seu funcionamento e aos seus atos de gestão (...) não podem ficar exposta ao risco de filtragem das informações típica e inseparável do processo de edição jornalística. A empresa tem o direito de se acautelar, através das informações que difunde no blog, contra as distorções em que os meios de comunicação têm incorrido.(...)
Não se poderá alegar que é assegurado à empresa o direito de resposta, uma vez que quando este for exercido a informação nociva já terá produzido afeitos adversos. Ademais, é conhecido principalmente dos jornalistas o tratamento que a imprensa concede tradicionalmente ao direito de resposta,(grifo meu) se e quando o reconhece e o acata: a informação imprecisa ou inidônea é divulgada com um destaque e uma dimensão que não se confere à resposta postulada e concedida.(grifo meu)"
(do blog 'Petrobrás fatos e dados' - clique aqui para ver a carta do presidente da ABI na íntegra)



- clique aqui para ver como essa discussão veio parar nesse blog



fonte:http://petrobrasfatosedados.wordpress.com/


.

3 comentários:

O Tempo Passa disse...

É por essas e outras que o saudoso deputado federal Juruna andava de gravador pendurado no pescoço. Toda vez que queriam entrevista ele primeiro ligava o gravador... ha, ha, ha!
Houve um chefão aqui na prefeitura de Sorocaba que só fazia entrevista por escrito... chato, mas seguro.

rica disse...

pedrão,

não sei se vc já viu:

http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos.asp?cod=542JDB001

talvez seja o lado dos jornalistas...
essa maldita raça!

blog de Pedro Desgualdo Pereira disse...

Interessante... mas ainda contraditório:

1. O contra-ponto não será os jornalões...não tem como ser... nunca foram contra-ponto de nada, muito pelo contrário. portanto, para os leitores, quanto mais opinições divergentes, melhor, logo, melhor que se tenha o blog da Petrobras.

2. Ninguém é obrigado a falar, ou dar entrevistas, ou se manifestar a ninguém. Se a minha política é de responder às perguntas através de meu blog, cabe ao entrevistador querer me entrevistar ou não.

3. os jornais estão muito mais preocupados em ter escancarado a sua manipulação dos fatos, vista por muitos jornalistas como algo intrínseco à profissão, do que a possibilidade de perder os ditos furos. Prova disso é a publicação sem parcimônia em primeira página da Folha da manchete da queda do Airbus francês um dia depois da queda...

--> recomendo os seguints links:

a. http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/leandro-fortes-e-o-blog-da-petrobras/
(resenha de Leandro Fortes sobre o blog da Petrobrás ser um antídoto ao editorial dos jornais)

b. http://www.paulohenriqueamorim.com.br/?p=11922
(esmiuçando a crítica do CNJ - que acusa a divulgação de todas as perguntas e respostas à Petrobrás como sendo um ato que impediria a população de ter livre acesso a informação(??) e mais: acusa a divulgação da entrevisdta na íntegra como sendo uma ameaça aos jornais. Ameaça? de que? de que se o jornal mentir, com edições tradicionalmente questionáveis será desmentido em blog oficial?? detalhe: assina Julio Cesar Mesquita - pergunto Interesses de quem ele defende?

Seguidores